Terraplenagem Lagoa, construindo o caminho do fututo

Nosso blog

O Futuro das Máquinas Autônomas

O Futuro das Máquinas Autônomas

17/09/2018 15:00

Fonte: Mike Schmidt, Revista M&T

Especialista traça um cenário em que equipamentos sem tripulantes, conectados e elétricos abrem novas perspectivas para um transporte mais seguro e eficiente

Uma trinca de tendências tecnológicas está prestes a transformar completamente o modo com o qual o mundo imagina os veículos, as máquinas e os equipamentos do futuro. E a questão não é se essas tendências alcançarão maturidade suficiente para causar uma disruptura na indústria em sentido amplo, mas de quando elas irão mudar fundamentalmente o modo com que as pessoas, os bens e os materiais são transportados de um lugar a outro. Com o tempo, essas três tendências disruptivas – automação, conectividade e eletrificação – estão constantemente ganhando impulso. E o ponto de partida para os fabricantes depende de sua habilidade para entender como essas tendências irão crescer e evoluir nos próximos anos, assim como o modo com o qual serão incorporadas à oferta dos equipamentos pesados do amanhã. “Temos a possibilidade de uma disrupção inteligente na indústria”, diz Torbjörn Holmström, conselheiro sênior do Grupo Volvo. “Isso é muito, mas muito óbvio agora. Essas tendências já estão um nível tão maduro atualmente que nos próximos cinco a dez anos fatalmente veremos a disrupção tecnológica chegar com tudo.”

De fato, o mundo está mudando muito rapidamente. As cidades estão crescendo cada vez mais, enquanto as populações continuam a aumentar com o tempo. Com isso, a necessidade de soluções de transporte melhores – e mais inteligentes – também é crescente. Este é o objetivo máximo de um grupo de indústrias que está trabalhando para tornar isso realidade. Como Holmström destacou durante o Seminário de Segurança de Produto e Conformidade da AEM (Associação dos Fabricantes de Equipamentos, da sigla original em inglês) deste ano, a conectividade e a eletrificação podem ajudar a atingir a meta. 

Então, o que o futuro nos reserva? De acordo com Holmström, veículos totalmente autônomos trabalhando em áreas confinadas e em conjunto com escavadeiras e caminhões, em um bem-organizado sistema, se tornarão a norma mais cedo do que se imagina. As formas com que os bens e as pessoas são transportados estão passando por uma significativa mudança de paradigma, que irá impulsionar uma série de indústrias a um futuro definido por sistemas altamente eficientes e integrados, conectando infraestrutura e veículos inteligentes. Como resultado, as fabricantes OEM e as sistemistas estão pesquisando continuamente e desenvolvendo novas e melhores soluções, de modo a atender melhor as necessidades dos clientes e da sociedade como um todo.

Em síntese, as pesquisas em automação, conectividade e eletrificação constituem apenas um exemplo de como a indústria está direcionando a evolução das máquinas, sendo que o conhecimento acumulado permitirá o desenvolvimento de funcionalidades que trarão mais eficiência, produtividade e segurança ao setor. Conectados à nuvem, pessoas, máquinas e parceiros logísticos serão interligados a qualquer momento, não importa onde eles estejam. E as máquinas totalmente autônomas estão chegando – inicialmente, em áreas confinadas, mas mais tarde também em espaços públicos. Segundo Holmström, isso fará com que todos se tornem ainda melhores. “Não se trata da tecnologia por si mesma”, afirmou. “Mas sim sobre como o desenvolvimento tecnológico pode de fato beneficiar os clientes e a sociedade.” / Tradução: MJ

Notícias relacionadas